Um pouco sobre a corrida de estrada Isle of Man TT

Realizada desde 28 de maio de 1907, e conhecida como “A Corrida da Morte”, a Isle of Man TT, em português TT da Ilha de Man, foi por muitos anos vista como a corrida de motocicletas mais perigosa e prestigiosa do mundo. Até o ano de 1976 ela fez parte do Campeonato Mundial de Motovelocidade, mas por conta justamente do perigo e riscos à vida, alguns dos principais pilotos a boicotavam, o que acabou levando à retirada da etapa do mundial.

A prova acontece na Ilha de Man, na Grã-Bretanha, e é disputada em um circuito de 60 km em rodovias sem limite de velocidade, que é um dos motivos de ser realizada nesse local, cruzando montanhas e vilarejos com uma velocidade média superior a 211 km/h, e máximas ultrapassando os 300 km/h.

Um ponto que chama muito a atenção é o fato de não ter área de escape, deixando os pilotos literalmente à beira de abismos e passando colados aos muros das casas que cercam o circuito. Até a edição de 2013, já vitimou 240 competidores.

Ao longo desses mais de 100 anos de tradição a corrida só sofreu interrupção em 3 ocasiões que foram pela Primeira e Segunda Guerras Mundiais e mais recentemente em 2001 pela epidemia de Febre aftosa.

Vários nomes estão gravados na história da TT da Ilha de Man, com destaque pro Joey Dunlop com 26 vitórias em 78 participações, John McGuiness com 20 vitórias, Mike Hailwood com 14 vitórias em 34 participações, Steve Hislop com 11 vitórias em 26 participações, Giacomo Agostini com 10 vitórias em 16 participações, Phill Read com 8 vitórias em 33 participações e John Surtees com 6 vitórias em 11 participações.

Pelo circuito da Ilha de Man já passaram diversas marcas e algumas delas gravaram seu nome no topo, com destaque pra Honda com 111 vitórias, Yamaha com 105 vitórias, Norton com 43 vitórias, MV Agusta com 34 vitórias, BMW com 30 vitórias e Suzuki com 28 vitórias.

E como eu tinha comentado antes o público brasileiro tem um motivo a mais pra acompanhar o corrida de 2014, com presença do brasileiro Rafael Paschoalin, que já participou no ano passado e tá lá agora, mais uma vez representando o Brasil.

A competição começa dia 24 de maio e vai até o dia 6 de junho. Vale a pena acompanhar e vale nossa torcida pelo piloto brasileiro.

Deixe comentário